morandi

PANORAMA POLÍTICO
Por Edilson José

A VOLTA DO “RABO DE CAVALO”
O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), reeleito, e que em passado recente entrou em polêmica ao dizer que Dourados é igual rabo de cavalo (só cresce para baixo), voltou a se envolver em nova confusão ao afirmar que Bolsonaro é tão ruim que não serve nem para governar a cidade de Jaraguari. A revolta dos jaraguarienses foi geral e nota de repúdio já estaria sendo preparada pela comunidade representada pelo poder legislativo municipal. Bem feito.

EVITAR “LAVADA”
Reinaldo Azambuja estaria apertando a tropa para não levar mais uma “lavada” de votos no segundo como aconteceu no primeiro turno das eleições deste ano em Três Lagoas. Lá naquela cidade ele amargou a maior derrota no primeiro enfrentamento ao juiz Odilon de Oliveira. Azambuja teve 29,64% e Odilon 52,42% dos votos válidos daquele município. Foi realmente uma goleada.

DOURADOS PREOCUPA
Outra preocupação de Azambuja refere-se ao segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, Dourados, que compõe a chapa majoritária com o ex-prefeito Murilo Zauith, candidato a vice-governador. Em Dourados, a derrota foi menor, mas os números negativos também foram significativos. O juiz Odilon teve quase 2,5 mil votos a mais que Reinaldo no primeiro turno. Sinal que Zauith ajudou pouco. Muito pouco.

OTIMISTAS
Claro que otimismo é importante em qualquer batalha, só que alguns andam exagerando neste quesito. O deputado reeleito do DEM, José Carlos Barbosinha, afilhado político de Murilo e aliado de Reinaldo disse: “não podemos dizer que a eleição já está ganha”. Herculano Borges, reeleito pelo Solidariedade, também aliado de Reinaldo ressaltou: “não dá para achar que já ganhou”. Já Paulo Siufi, deputado do MDB, disse que o juiz Odilon é a mudança que o povo quer. A verdade é que não tem eleição ganha e muito menos alguém que já ganhou e só aguarda a confirmação. Quem pensa desta forma poderá ter surpresa amarga na noite de domingo, dia 28. Como diz no mundo do futebol, o jogo só acaba quando termina.

REAÇÕES
A declaração do deputado federal Zeca do PT, derrotado na corrida para o Senado Federal, de que o melhor para o Mato Grosso do Sul é a reeleição de Reinaldo Azambuja, do PSDB, provocou reações estrondosas por todo Estado. Zeca disse que Azambuja está mais afinado com os projetos da agricultura
familiar, que tem parcerias com o seu e com o mandato do sobrinho também deputado federal, Vander Loubet, PT. Os esquerdistas ficaram de ‘nariz torcido’ com a declaração do líder maior do PT no Estado. Nenhum petista de verdade se sente confortável em pedir votos para os tucanos. Ai não dá.

Frase do dia: 

“Políticos no Brasil não são eleitos pelas pessoas que leem jornais, mas pelas quais se limpam com ele” – Conde Von Noble